08 abril, 2011

4 MANEIRAS DE MELHORAR SUA REDE WI FI EM CASA

Quer melhorar o sinal wi-fi do seu home office?
Vamos a algumas dicas bem legais, coletadas de vários lugares.



Escolha o modelo mais rápido de rede

Atualmente o modelo mais rápido disponível no mercado é a rede N (802.11n), bem mais veloz que as tradicionais redes B e G e ideal para transmissão de arquivos grandes e streaming em alta qualidade. É fácil identificar um roteador que suporta essa rede logo pela caixa dele e descrição do produto. Importante lembrar que todos os dispositivos a se conectar nessa rede N tem que ser compatíveis com ela (notebooks, smartphones, TVs, etc), assim a velocidade real da rede virá com toda a força. Ah, se você souber detalhes mais técnicos da configuração da rede, vale deixar a frequência no canal de 5GHz, para evitar interferências com outros dispositivos sem fio, como telefones.


Escolha a antena certa

Se o sinal do roteador estiver fraco, pode ser a antena. Geralmente eles saem de fábrica com antenas de alcance médio. Os roteadores com antena externa são mais fáceis de gerenciar, pois dá para trocar a antena com facilidade por uma mais potente.

Sinal consistente
Se você não pode mudar o roteador para um de padrão N, pelo menos deixe todos os dispositivos na frequência certa do roteador atual, seja ele B ou G. No caso de máquinas antigas, se não der para fazer o upgrade interno, adquira uma placa externa USB.


Segurança nunca é demais

Proteja sempre sua rede com senha. Mude o nome do usuário administrador e a senha padrão do seu modem ou roteador, os nomes de usuário padrão do fabricante e senhas são de conhecimento comum. E desligue o roteador quando não for usá-lo.


Direcione o sinal

Quando o roteador wireless está ligado, o sinal vai para todos os lados. E você pode aumentar a intensidade dele ao direcionar exatamente para o local que você quer como receptor do Wi-Fi. Para isso, experimente fazer uma “gambiarra” utilizando uma lata de refrigerante, por exemplo, criando uma espécie de parábola na antena do roteador. Veja o vídeo abaixo:

Nenhum comentário: